sexta-feira, 19 de junho de 2009

Fichas histórias cantadas

Os moldes das histórias cantadas abaixo foram retirados da revista "Guia Prático do Professor de Educação Infantil", onde a professora Karine utiliza em sala de aula (permitindo o reconto pelos próprios alunos, questionamento de novas versões para o finaL, etc.).

HISTÓRIA 1: ATIREI O PAU NO GATO




HISTÓRIA 2: O CRAVO E A ROSA




HISTÓRIA 3: A BARATA








terça-feira, 9 de junho de 2009

sábado, 6 de junho de 2009

Projeto "Cantar, brincar e preservar: vamos começar?"



ATIVIDADES SOBRE O MEIO AMBIENTE


CMEI “Narizinho”
Grupos 04 Matutino
Professoras: Jucinéia Piffer e Marlete A. Gomes

Partindo do projeto “Cantar, brincar e Preservar: Vamos começar”?, propor-se o desenvolvimento de uma atividade com 0 4 momentos:
• Leitura de um conto: Incêndio na Floresta
• Música: Um mundo melhor (Cristina Mel)
• Arte:Confecção do material para a apresentação da culminância, ilustração da música,
• Dramatização: Coreografia da música “Um mundo melhor”.

Objetivo:Valorização e estimular atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente, além dos cuidados necessários a preservação da vida humana e da qualidade de vida através de atividades lúdicas.

Objetivos do 1º Momento:
• Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
• Relacionar o conto com a vida cotidiana.
No dia 27/05/08 o professor com as crianças na barraca lera a fábula “Incêndio na Floresta”.Conversamos sobre a história.

Objetivos do 2º Momento
• Produzir trabalhos de artes, utilizando- se das diversas formas de se expressar e interpretar a música escutada;
• Perceber e relacionar as diversas linguagens:escrita,cantada e lida.
No dia 29/05/08 apresentamos a música “Um mundo melhor”. Com vários questionamentos. Sobre o que a música fala?O que tem haver a música com a história? Etc..
No dia 02/06/08 pedimos pra ilustrar a música e propomos apresentar uma coreografia para nosso Descobrindo e Despertando Talentos.Fizemos um levantamento dos personagens, das possíveis fantasias para confeccionarmos.

Objetivos do 3º Momento:
• Explorar e manipular diversos materiais para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação,despertando sua criatividade um modo prazerosamente.
No dia 30/05/08 dividimos as crianças em grupos sendo que os grupos pintaram papel cenário nas cores verde e marrom para as árvores,o jornal (com várias cores) para a roupa do índio, confeccionaram as asas do beija flor com arame e papel celofane e o rosto do beija flor com EVA .
No dia 04/06/08 Montamos a fantasias, folhas, troncos e roupa do índio e os peixinhos no mar.

Objetivos do 4º Momento:

Após vários ensaios no dia 06/06/08 apresentamos a coreografia para todas as turmas.
• Relacionar a linguagem musical, através da dramatização;
• Usar convenientemente os gestos e ritmos corporais para expressar-se;
• Utilizar-se de expressões fisionômicas, verbais e musicais para recontar, dramatizar histórias cantadas;
• Participar em situações que integram música canções e movimentos corporais.

AVALIAÇÃO
As atividades propostas pelos professores foram bastante apreciadas pelos alunos. Sendo que estes tiveram o cuidado de escolher atividades em que os alunos realizassem prazerosamente, considerando a concepção de infância e criança.A maioria dos alunos, sempre envolvidos na execução das tarefas (pintura, confecção das fantasias, coreografia,nas histórias lida, etc.) demonstrando, através de suas falas, o reconhecimento da preservação da natureza para o bem comum.Porém, o que nos surpreendeu , foi o fato de que todos, até os mais tímidos, quiseram participar da dramatização, apresentada-a com bastante empenho, sem solicitação dos professores, as crianças apresentaram a coreografia cantando a música.

Material Utilizado:
-CD's e Aparelho de som ;
-Livro de História;
-Diversos papéis (chamex,cenários, celofane, cartão);
-Jornais;
-Fantasia dos animais ;
-Tinta guache; Pincéis;
-Sacola de lixo.