domingo, 26 de junho de 2011

Numerais








































Projeto: Alimente-se bem e cresça saudável

· Tema: projeto coletivo sobre alimentação.


· Início: 05/04/2010


· Previsto para encerrar: 30/06/2010


· Envolvidos: crianças (grupos II, III, IV e V), professores, monitores, APE, cozinheiras, ASG’s, secretárias, apoio, pedagoga, diretora e famílias.



JUSTIFICATIVA


Os alimentos nos oferecem energia e substâncias necessárias para crescer e nos desenvolver, para manter as defesas do organismo contra as doenças e para realizar diferentes atividades como: brincar, pular, estudar, trabalhar, adquirir autonomia, etc. Por isso é essencial alimentar-se adequadamente para viver e crescer saudável. O ato de alimentar, além de fornecer nutrientes para manutenção da vida e da saúde, proporciona conforto ao saciar a fome e prazer ao estimular o paladar, contribuindo para a socialização, podendo também ser fonte de inúmeras oportunidades de aprendizagem.



OBJETIVO GERAL


Possibilitar às crianças oportunidades que propiciem o acesso e conhecimento sobre os diversos alimentos, o desenvolvimento de habilidades para escolher sua alimentação, servir-se e alimentar-se de forma saudável e prazerosa, com independência.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS


· Observar e reconhecer diferentes componentes dos alimentos;


· Construir hipóteses;


· Realizar experiências simples;


· Comparar e classificar os alimentos;


· Identificar uma boa alimentação;


· Identificar os cuidados higiênicos necessários para o preparo dos alimentos e para a degustação dos mesmos;


· Investigar o valor nutritivo dos alimentos;


· Investigar e identificar frutas, legumes e verduras;


· Aprender regras de etiqueta tais como: sentar-se à mesa mantendo uma postura corporal na hora da alimentação, estimulando a coordenação motora e fina; usar os talheres; respeitar a fila do self-service; se servir apenas do que consegue comer, etc.


· Proporcionar contato com diferentes gêneros literários, tais como: poesias, parlendas e receitas;


· Utilizar músicas pertinentes ao projeto;


· Desenvolver a autonomia;


· Realizar a higiene corporal, antes da alimentação;


· Utilizar o banheiro de forma adequada, mantendo-o limpo e conservado;


· Realizar o cultivo da horta.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES


O planejamento, junto com as crianças, de cardápios balanceados, de cuidados com o preparo e oferta de lanches ou outras refeições, de projetos pedagógicos que envolvam o conhecimento sobre os alimentos, de preparações culinárias cotidianas ou que façam parte de festividades, permite que elas aprendam sobre a função social da alimentação e as práticas culturais.



É recomendável que os professores ofereçam uma variedade de alimentos e cuidem para que a criança experimente de tudo. O respeito às suas preferências e às suas necessidades indica que nunca devem ser forçadas a comer, embora possam ser ajudadas por meio da oferta de alimentos atraentes, bem preparados, oferecidos em ambientes afetivos, tranqüilo e agradáveis, permitindo a conversa e a interação, deixando que as crianças sentem com quem desejarem para comer e conversar com seus companheiros.



· Utilização do balcão self-service inicialmente pelas crianças do grupo V e gradativamente pelos demais grupos;


· Roda de conversa;


· Mural de legumes, verduras e frutas;


· Avaliação semanal da alimentação;


· Oficinas culinárias: saladas, sucos, vitaminas, bolos e sopas;


· Confecção de pirâmide alimentar;


· Produção de um livro de culinária;


· Confecção do jogo americano;


· Oferecer opção de utilização do garfo e da colher;


· Festa do Garfo: passagem do uso da colher para o garfo diante dos pais;


· Leitura de poesias, histórias, parlendas e textos informativos;


· Jogos Educativos: memória, quebra-cabeça, dominó, labirinto, cruzadinhas, adivinhas, dos sete erros, etc.;


· Dramatizações e fantoches;


· Álbum;


· Atividades matemáticas: peso, quantidade, cor, textura, etc. dos ingredientes;


· Atividades de recorte, colagem e desenho;


· Atividades de leitura e escrita;


· Painel ilustrado para explorar o cardápio do dia;


· Simulação feita pelos professores do uso do self-service.



Obs.: Para a culminância do projeto foi realizada uma socialização com as crianças para degustação de um delicioso lanche saudável. Posteriormente será agendado um dia para apresentações de danças e teatros para os familiares.

Bordas Coloridas





















quinta-feira, 9 de junho de 2011